domingo, 25 de janeiro de 2015

Inverno, frio, gripe, febre, constipação...


Também fui apanhada por uma gripe...

Muitas sugestões me são dadas:


Uma amiga sugere:
- "um bom cházito com gengibre e uma "suadela com 4 joelhos" " = chá de quatro joelhos...

E a explicação para a suadela é esta:
Ela: Oh tu estás mesmo mal... Olha logo toma um chá de quatro joelhos que isso passa.
Eu: Tomo o quê?
Ela: Um chá de quatro joelhos.
Eu: ???
Ela: Não sabes o que é?
Eu: Não.
Ela: Logo à noite fazes amor com o teu marido que ficas logo boa.
Eu: Ah isso é que é o chá de quatro joelhos...
Ela sorri e pisca-me o olho. Bem, chamam-lhe tantas coisas porque é que não iam poder chamar chá de quatro joelhos. J

Outra amiga sugere uma canjinha de galinha com nabo...

Outra amiga sugere chá de tília... 

Pois é, mas para resolver esta gripe, um antipirético para a febre, um anti-inflamatório para as dores do corpo e mais um medicamento para a tosse é que estão dar resultado.

Consultei o site da DGS e estas são algumas dicas:
Fique em casa, em repouso;
Não se agasalhe demasiado;
Meça a temperatura ao longo do dia;
Utilize soro fisiológico para a obstrução nasal;
Beba muitos líquidos: água e sumos de fruta;
Lave frequentemente as mãos com água e sabão. 
Use lenços de papel de utilização única;
Ao espirrar ou tossir proteja a boca com um lenço de papel ou com o antebraço, não utilize as mãos. 
...