segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Benefícios do azeite


Quais são os benefícios do azeite para a saúde? 

O óleo extra-virgem é melhor do que o azeite normal?

O azeite é óleo natural que preserva o sabor, aroma, vitaminas e as propriedades contidas na azeitona. O azeite é o único óleo vegetal que pode ser consumido como é.

Tipos de azeite
Geralmente, o azeite é extraído pela prensagem e esmagamento da azeitona. O azeite vem em variedades diferentes, que dependem da quantidade de prensagem envolvida. As variedades incluem:
·    Extra Virgem – considerados os melhores, menos prensados, incluindo o óleo da primeira prensagem das azeitonas.
·         Virgem – a partir da segunda prensagem.
·         Puro – sofre alguma prensagem (filtragem e refinado).
·         Extra light – sofre transformação considerável e só mantém um leve sabor a azeite.
Os benefícios do azeite para a saúde, é devido ao seu alto teor de ácidos graxos monoinsaturados e o seu alto teor de substâncias antioxidantes. Estudos têm demonstrado que o azeite oferece uma boa proteção contra doenças cardíacas por controlar o LDL “mau”.
O azeite de oliva é uma escolha saudável. O azeite de oliva contém gorduras monoinsaturadas, um tipo de gordura mais saudável, que pode reduzir o risco de doenças cardíacas, reduzindo o total e lipoproteína de baixa densidade (LDL, ou os “maus” níveis de colesterol) no sangue.
Em contrapartida, gorduras saturadas tal como a manteiga, gordura animal, óleos tropicais e óleos parcialmente hidrogenados, aumentam o risco de doenças cardíacas por aumentar os seus níveis de colesterol total e LDL.
Segundo um estudo da Food and Drug Administration (FDA), consumir cerca de 2 colheres de sopa (cerca de 23 gramas) de azeite por dia pode reduzir o risco de doença cardíaca. Você pode obter o benefício máximo, substituindo o azeite de gorduras saturadas, e não apenas acrescentando mais azeite na sua dieta.
Todos os tipos de azeite de oliva contém gordura monoinsaturada, o azeite “extra-virgem” ou “virgem” são mais saudáveis para o coração. Um poderoso antioxidante que também pode promover a saúde do coração.
Dicas
·       Em vez de servir manteiga, encha um prato pequeno com tempero de azeite extra virgem para uso em pães, batatas ou outros legumes.
·        Para um maior sabor, tente adicionar algumas gotas de vinagre balsâmico.
·        Compre e armazene em recipiente opaco, e adicione o azeite aos alimentos imediatamente após o seu cozimento.
O azeite é muito bem tolerado pelo estômago. Na verdade, a função de protecção de azeite tem um efeito benéfico respeitante ao tratamento de úlceras e gastrite. O Azeite ativa a secreção de hormonas pancreáticos e biliares muito mais naturalmente do que os medicamentos prescritos. Por consequência, o azeite reduz a incidência de formação de cálculos biliares.

Azeite e doenças do coração
Estudos mostram que pessoas que consumiram cerca de 25 mililitros de azeite virgem por dia durante uma semana apresentaram menor oxidação do colesterol LDL e elevados níveis de compostos antioxidantes, particularmente fenóis, no sangue).
Enquanto que todos os tipos de azeite de oliva são fontes de gordura monoinsaturada extra, o azeite virgem, da primeira prensagem das azeitonas, contém maiores níveis de antioxidantes, especialmente a vitamina E, por ter sido menos processado.

Benefícios do Azeite

1.    Beneficia as pessoas em risco ou com diabetes: Estudos em pacientes diabéticos mostraram que as refeições saudáveis ​​que continham um pouco de azeite tinham melhores efeitos de açúcar no sangue, mesmo sendo as refeições saudáveis, pobres em gordura
2.    Efeito terapêutico: Quando tomado internamente, o azeite de oliva estimula o metabolismo, promove a digestão e lubrifica as mucosas. Também pode ser aplicado externamente para tratar a pele seca.
3.    Baixa os níveis de colesterol
4.    Ajuda a digestão: Tome 1 colher de sopa de azeite de oliva de estômago vazio para estimular a digestão e aliviar dores de estômago, flatulência e azia.
5.    Inibe o desenvolvimento de alguns cancros
6.    Cura da constipação: De manhã, tome 1 colher de chá de azeite misturado com sumo de limão de estômago vazio.
7.    Benefícios antioxidantes
8.    Hidrata a pele: Aplique óleo de oliva diariamente para secar manchas ou estrias
9.    Diminui a gravidade da asma e artrite
10. É natural – O melhor dos benefícios do óleo de oliva. O Azeite virgem extra nada mais é do que sumo de fruta extraída mecanicamente do fruto da oliveira. Não há calor ou produtos químicos utilizados no processo de extração.
11. Ajuda a prevenir a gordura da barriga e melhorar a sensibilidade à insulina
12. Alzheimer- A doença está associada com a obstrução das artérias provocadas pelo colesterol e gordura saturada. Substituindo outras gorduras com azeite de oliva reduz o risco.