segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Alimentos que combatem a perda de memória



Certos alimentos podem aumentar a nossa capacidade mental e melhoram a nossa memória, pois fornecem os nutrientes corretos como, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas, que o cérebro necessita para um bom desempenho. Saiba quais os alimentos que combatem a perda de memória.
Aumente a sua memória com alimentos para a memória
Certos alimentos oferecem nutrientes ao cérebro que o ajudam a pensar com mais clareza. O que você come ajuda a alimentar o seu corpo e o seu cérebro, ao comer os alimentos certos pode melhorar o desempenho do seu cérebro, melhorar o humor, estabilizar as emoções e melhorar a memória e capacidade de raciocínio.
Todos temos experiências de esquecimento ao longo do tempo, isso é normalmente atribuído a pessoas idosas, mas na verdade qualquer faixa etária pode experimentá-lo. É um efeito colateral do stress, distrações, muitas tarefas e o envelhecimento. Graves lapsos de memória podem ser um sinal de demência, mas o esquecimento geralmente não é algo a se preocupar de uma forma drástica.

O que você pode fazer é ingerir mais de alimentos ricos em nutrientes protetores, como os antioxidantes, as vitaminas B, anti-inflamatórios óleos e especiarias.
Alimentos que beneficiam o cérebro e a memória
Frutas, legumes, nozes
As células cerebrais chamadas neurónios são particularmente vulneráveis à oxidação por radicais livres. Os antioxidantes, encontrados em abundância na maioria das frutas e produtos hortícolas como as frutas e feijão, neutralizam os radicais livres. Quando você come o suficiente destes alimentos, o cérebro recebe antioxidantes, e isso oferece a proteção para várias partes do cérebro, incluindo o hipocampo, uma região que é fundamental para formar e reter memórias.
Mirtilos
Quando é verão não há nada como Mirtilos frescos. Mas aqui está uma razão para comê-los durante todo o ano: uma memória melhor. Eles agem como antioxidantes fortes, e podem, de acordo com estudos, melhorar a memória.
Ovos
Necessários para as células funcionarem corretamente, os ovos são particularmente importantes na
dieta de mulheres grávidas, enquanto bebês seus cérebros estão se desenvolvendo. Gemas de ovos também contêm grande quantidade de vitamina B12.

Maçãs

Poderia a maçã ajudar a aguçar as suas habilidades de memória? É possível, especialmente se você comer a
pele, onde a maioria da quercitrina na maçã é armazenada. Em pelo menos um estudo, este antioxidante mostrou ser mais eficaz que a vitamina C a proteger células do cérebro dos danos oxidativos.
Farinha de aveia, rica em fibras, cereais integrais
Os
cientistas suspeitam que possa ser a fibra de proteína de farinha de aveia e cereais integrais que ajuda a retardar a digestão, liberando glicose (açúcar no sangue) de forma mais gradual na corrente sanguínea. O cérebro usa a glicose como fonte de energia e um fluxo constante parece ajudar o cérebro a reter as informações para as tarefas que requerem habilidades de memória.
Chocolate Preto
Pequenas quantidades de chocolate preto pode reduzir a pressão arterial e o colesterol por causa de suas poderosas propriedades antioxidantes dos flavonoides. Mas um dos melhores usos de chocolate vem do seu estimulante natural: a
cafeína. Porquê? Porque ajuda a focar a sua energia e concentração. Porém, demasiada cafeína pode ser prejudicial. Por isso, coma chocolate em pequenas quantidades e de forma isolada.
Omega 3
Nem toda a gordura é má, porque o corpo requer ácidos essenciais, pois o cérebro é composto por mais de 60% de gordura. As células nervosas no cérebro são cobertas por uma bainha de mielina, gordura que é fundamental na transmissão das mensagens de forma rápida. Os ácidos graxos ômega 3 são ácidos gordos essenciais para otimizar o desempenho do cérebro. A falta de ómega 3 numa dieta pode levar à falta de memória, depressão, concentração, e reduz a capacidade de aprendizagem e pode até mesmo causar outros transtornos mentais.
Alimentos ricos em gorduras ómega 3: Óleo de peixe, como salmão, sardinhas, truta, atum, arenque, cavala, anchovas e alimentos de origem vegetal, como sementes de linhaça e abóbora.
Alimentos para evitar perda de memória
É importante reconhecer os alimentos que diminuem a capacidade cerebral. O Álcool e outras drogas matam células cerebrais diretamente, mas existem muitos alimentos menos óbvios que atacam o cérebro. Comer em excesso, alimentos que entopem as artérias podem levar à diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, e alimentos com alto índice glicêmico, como o pão branco, arroz branco, macarrão branco e alimentos ricos em açúcar podem provocar oscilações de glicose no sangue que fazem o corpo e a mente irritável e com menos capacidade.

Alimentos a evitar para prevenir a perda de memoria:

·         Álcool
·         Alimentos com corantes artificiais
·         Adoçantes artificiais
·         Colas
·         Xarope de milho
·         Bebidas com elevado nível de açúcar
·         Gorduras hidrogenadas
·         Nicotina
·         Pão branco
O cérebro humano é como um motor. O combustível certo, manutenção regular e uma corrida diária vai ajuda-lo a aumentar o seu desempenho global e evitar as perdas de memoria.