sábado, 24 de novembro de 2012

Etiqueta à mesa



Saber preparar uma mesa, desde a ordem dos talheres ao propósito de cada copo, é uma arte, mas na verdade, o protocolo relacionado com as refeições é composto, sobretudo, por bom senso. Um exemplo: o pequeno prato que se coloca a cada convidado numa mesa, para o pão, está do lado esquerdo porque é com a mão esquerda que devemos pegar no pão, para com a direita poder partir um pedaço para o levar à boca.

Saiba como deve proceder para organizar um jantar em sua casa ou sentar as pessoas a uma mesa, seguindo as básicas regras de etiqueta.

Neste espaço vou abordar estes e outros temas, como a escolha do vinho adequado e as regras que deve seguir para o servir, ou quais as quantidades de comida que deve contabilizar para cada pessoa.

 Não tendo a pretensão de que este seja um manual de protocolo e etiqueta, o objetivo desta área é ajudar quem se interessa por este tema a saber um pouco mais sobre a arte de bem receber.
Receber em casa pode ser uma delícia: ter os seus amigos por perto, poder conviver num ambiente confortável e acolhedor, e quem sabe até poder mostrar os seus dotes culinários! No entanto pode também ser uma verdadeira dor de cabeça, se não organizar as coisas com antecedência. A solução resume-se a uma palavra: PLANEAR!

Antes de se entusiasmar com a possibilidade de reunir todos os seus amigos, pense um pouco no espaço que tem disponível, e decida o número de convidados em função disso. Será preferível organizar um convívio com menos pessoas, e poder proporcionar a todas conforto e atenção, do que ter a casa apinhada de gente, passar o dia em stress para conseguir ter tudo pronto, e na altura nem ser capaz de prestar atenção aos seus convidados! É igualmente importante ter em conta as relações que os seus amigos têm entre si, para evitar situações constrangedoras durante o convívio.

Uma boa sugestão será usar um pequeno bloco de notas onde poderá ir apontando todas as ideias. Isto permitirá concentrar todas as suas ideias de modo a que nada fique esquecido, e poderá também servir de ajuda para evitar que em futuros convívios venha a repetir pratos ou decorações, por exemplo. Além disso, quantas vezes vemos aqueles caderninhos amorosos e pensamos em comprá-los mas nem sabemos bem onde os poderíamos usar? Pois bem... esta é a desculpa perfeita!

 
O género de refeição que vai servir também deve ser escolhido com base no número de convidados e no espaço disponível: depois de decidir se opta por uma refeição à mesa ou por um serviço de buffet, lembre-se que a comida a servir deve adequar-se a essa escolha! Nada de servir pratos complicados, com carne para cortar ou peixe para arranjar, se vai organizar um jantar volante, por exemplo!



O convite é o passo seguinte. Poderá ser informal, feito por telefone ou por correio eletrónico, ou escrito e enviado pelo correio, no caso de se tratar de um convívio mais formal. Fazer o convite com a antecedência de uma a duas semanas é considerado o tempo adequado.


A ementa deve ser então o seu principal foco de atenção: tenha em conta a altura do ano e aproveite os ingredientes da época. Procure diversificar a sua ementa de forma a não repetir sabores ou texturas e opte por escolher pratos que lhe permitam alguma preparação prévia – evitando assim a confeção de tudo para o dia do convívio.
Também não é aconselhável testar receitas nestas ocasiões. Escolha antes pratos que já tenha feito, e que sabe que lhe correm sempre bem. Não há nada mais desagradável e stressante do que descobrir que o risoto está uma argamassa quando já tem os convidados à espera de serem servidos!
Escolha então a sua ementa e verifique o que tem em casa e o que é preciso comprar. Faça a sua lista de compras, e tenha em mente que alimentos perecíveis devem ser comprados o mais perto possível da ocasião, na véspera, se não for possível no próprio dia. Opte sempre pelos ingredientes da melhor qualidade que puder comprar. Uma grande parte do seu sucesso reside neste importante detalhe!
Para calcular as quantidades de comida que deve preparar, consulte as tabelas abaixo. Se servir dois pratos obviamente deverá reduzir as quantidades. Se tiver escolhido fazer um buffet de frios, contabilize entre 15 a 20 canapés por pessoa. Lembre-se que estas quantidades são meramente indicativas, e ninguém melhor que você para saber se os seus amigos têm mais ou menos apetite, de modo a ajustar as porções!


Se pretender servir queijo, use uma tábua adequada e faça-o antes da sobremesa, antes de retirar o pão e as manteigueiras (se as tiver usado). Acompanhe com algumas bolachas de água e sal ou pequenas tostas. Caso tenha decidido servir sobremesa e fruta, a sobremesa deve ser servida em primeiro lugar, já sem qualquer louça na mesa, à exceção dos copos e dos talheres de sobremesa.

Depois de escolhida a ementa é importante não descurar as bebidas. A escolha do vinho vai enaltecer a sua refeição e marcar o sucesso do convívio! Obviamente o seu gosto pessoal deve prevalecer nas escolhas que fizer, mas siga sempre estes três princípios, para garantir um bom resultado:
1. Escolha o vinho consoante o tipo de prato: pratos de sabores fortes pedem vinhos encorpados, ao passo que pratos ligeiros ligam melhor com vinhos suaves.
2.
Pode optar por servir apenas uma variedade de vinhos brancos, ou tintos. Mas lembre-se de servir primeiro os vinhos mais suaves e depois os mais fortes.
3. O vinho branco e o vinho rosé servem-se sempre antes do vinho tinto.
Tendo sempre em mente que o seu gosto pessoal deve marcar as escolhas que fizer, poderá consultar a tabela abaixo para se orientar sobre que tipo de vinhos liga melhor com determinados pratos.

 A temperatura a que serve um vinho é indispensável para que este possa ser convenientemente apreciado. Consulte a tabela abaixo para conhecer as temperaturas adequadas a cada tipo de vinho.
Não esqueça nunca que, independentemente dos vinhos que escolher para acompanhar a sua refeição, é indispensável ter à disposição dos seus convidados água e eventualmente sumos ou refrigerantes.

 

Prepare antecipadamente a decoração. Evite arranjos florais com cheiros muito fortes, ou demasiado grandes, que podem atrapalhar o curso da refeição, e limitar a visibilidade entre convidados. As velas conferem sempre um toque delicado, mas mais uma vez, evite as que tiverem aromas. Apenas poderão ser acesas se a refeição decorrer à noite. Tal como em tudo o mais, é importante que haja bom senso na decoração. Lembre-se sempre: less is more.

Se escolheu servir uma refeição volante, tenha a mesa preparada com todos os seus elementos quando os seus convidados chegarem. Os pratos devem estar empilhados por tamanho, os talheres organizados lado a lado, os copos dispostos por tamanho e altura e os guardanapos devem estar disponíveis ao pé da louça. É muito importante não deixar faltar pratos ou guardanapos!
A comida já deve estar servida quando os seus convidados chegarem.

Se por outro lado, optou por servir uma refeição com os seus convidados sentados à mesa, prepare esta última, reservando um espaço confortável para cada pessoa na mesa, e escolhendo uma toalha da melhor qualidade que lhe for possível, evitando que esta tenha nódoas ou falhas no tecido. Coloque uma flanela por baixo da toalha, para que o toque na mesa seja mais agradável.
Disponibilize na mesa apenas a louça que será usada, e, se usar marcadores, escolha-os de forma adequada ao tipo de refeição – evite um marcador de estilo rústico se vai servir uma refeição requintada, por exemplo. Tenha também em conta a consonância das cores e estilos dos vários elementos de decoração na mesa.

Coloque os pratos por cima dos marcadores, e lembre-se que caso sirva sopa esta já deverá estar servida quando os seus convidados se sentarem à mesa. Os talheres devem ser dispostos pela ordem de utilização durante a refeição, de fora para dentro, à exceção dos talheres de sobremesa, que se colocam em posição horizontal, acima do prato.

Os copos devem ser dispostos do tamanho maior para o menor, da esquerda para a direita, começando no copo de água – que pode ou não ter pé. Se servir champanhe ou espumante durante a refeição, este deverá ser colocado entre o copo de água e o de vinho tinto, um pouco acima destes.
Consulte a figura abaixo para mais detalhes.
O guardanapo deve ser de pano – ou eventualmente de papel, desde que qualidade superior. Existe atualmente no mercado uma grande variedade de guardanapos de papel adequados a refeições especiais, com cores e padrões lindíssimos. Basta pesquisar um pouco e escolher o que achar mais adequado.
O guardanapo tanto pode ser colocado à esquerda como à direita do prato, ou até em cima deste – desde que não vá servir sopa. Existe um número infindável de formas de o dobrar, pelo que a sua escolha deve recair sobre o seu gosto pessoal, tendo sempre em conta o estilo da restante decoração
Outro detalhe que pode usar para decorar a sua mesa com algum requinte é a argola de guardanapo. Como pode ver na imagem à direita, a argola pode ser algo tão simples como um cordel, mas deve estar de acordo com os restantes elementos de decoração, havendo opções originais que contribuem para um resultado final muito bonito.

As entradas são a forma mais adequada de dar início ao seu convívio. Se tiver escolhido uma refeição para ser feita sentado à mesa, e optar por pequenos canapés, que pode ir servindo à medida que os seus convidados vão chegando, lembre-se que não deve exagerar nas quantidades, para que não percam o apetite. Acompanhe com bebidas adequadas, como champanhe ou espumante seco, Madeira seco ou Porto branco seco. Pode também optar por servir Martini, Gin Tónico, Vodka ou Whisky, todas on the rocks. Não negligencie os seus convidados que não bebem álcool, disponibilizando igualmente alguns sumos e águas com gás.

Se optou por uma entrada empratada, ou sopa, esta deve já estar servida na mesa quando os seus convidados se sentarem.
 
A organização dos lugares na mesa pode ser decidida na altura, se a sua familiaridade com os convidados assim permitir. Ainda assim tenha em conta que deve dar aos mais velhos a preferência na distribuição dos lugares.

Se preferir escolher previamente os lugares, tenha em mente que os donos da casa devem sentar-se frente a frente, e os dois convidados mais importantes à direita de cada um. Os restantes convidados devem sentar-se alternando homens com mulheres.
Em qualquer um dos casos nenhuma pessoa se deve sentar à mesa antes da dona da casa formalizar o convite para que todos se sentem.
Ninguém deve começar a comer antes que todas as pessoas estejam sentadas, tal como ninguém se deve levantar antes de todos terem terminado.
Tente ter tudo preparado e organizado para poder receber os seus convidados à medida que vão chegando. Lembre-se que o objetivo inicial era conviver com os seus amigos
Tenha em conta que muitas pessoas não se sentem à vontade ao pé de animais. Assim, se tem animais de estimação, prenda-os numa zona da casa onde não incomodem os seus convidados.

Por fim não se esqueça do mais importante:
divirta-se e usufrua da companhia dos seus convidados!