sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Torta de alfarroba

Foto retirada da internet


Hoje, à hora do almoço, uma colega deu-me a provar um pouco de um bolo de alfarroba com doce de ovos, que tinha comprado.
Logo de seguida fui procurar uma receita na internet e encontrei esta que me parece ser fácil de fazer. J

Ingredientes:
6 ovos
280 gr de açúcar
100 gr de amêndoa com casca, ralada
2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de mel

Recheio:

150 gr de açúcar
5 gemas
1 dl de água
1 casca de limão

Começam por fazer o creme. Levam ao lume a água com o açúcar e a casca de limão. Deixam ferver 5 minutos e depois, já fora do lume, juntam as gemas em fio, batendo sem parar. Vai ao lume outra vez, em lume brando e cozem os ovos, mais uma vez, sempre a bater, até engrossarem. Tiram do lume e reservam. 
Para a torta, batam a manteiga amolecida com o açúcar e o mel até ficar bem cremoso. Adicionem os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição e a amêndoa. Com cuidado, juntem as farinhas, sem deixar formar grumos, envolvendo devagarinho. A mistura vai a cozer em forno médio, 160º/180º  em tabuleiro retangular forrado com papel vegetal e barrado com margarina. A massa deve ficar firme e húmida, sem que se agarre ao palito quando o espetarem na massa para verificarem o andamento da cozedura. Quando a torta estiver cozida, desenformam-na sobre o papel vegetal, barram com o doce de ovos e enrolam.


Encontrei esta receita aqui